O Aço Cortén foi desenvolvido para beneficiar, de início, a indústria ferroviária, com o intuito de permitir a construção de vagões mais leves.
A primeira obra de que se tem registro, em que foi utilizado o aço cortén, consta de 1958, pelo arquiteto norte-americano Eero Saarinen, na construção do edifício da Deere & Company, em Moline, no estado de Illinois. Nessa construção, o aço foi deixado à mostra. O arquiteto considerou que a ferrugem que se formava sobre ele, constituía por si só um revestimento muito atraente. A partir daí, os aços patináveis foram utilizados com sucesso em inúmeras obras de arquitetura.
Conheça agora as vantagens de se trabalhar com o aço em suas construções:
Prazos Curtos: O tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias, e o da montagem de uma semana a 15 dias. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses.
Racionalização de material e mão de obra: o sistema industrializado evita desperdício e requer menos operários.
Confecção de trabalhos em paralelo: enquanto fazem as fundações, as peças metálicas estão sendo fabricadas.
Obra limpa e organizada: sem depósitos de cimento, areia, madeira e ferragens, o entulho é menor.
Flexibilidade de reformas: é possível incorporar novos elementos metálicos.
Maior área útil e distância entre vãos: os pilares e as vigas são mais delgados do que os equivalentes de concreto. Ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também.
Possibilidade de reciclagem: o aço tem alto valor de revenda e pode ser derretido para a confecção de outras peças.
Conheça algumas obras em que utilizamos o aço cortén Coppermax: